top of page
Siga

Ler romances torna você uma pessoa melhor



Isso mesmo! Segundo a reportagem da Super Interessante, uma pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, onde 100 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles teve de ler histórias de ficção, de autores como Wallace Stegner e Jean Stafford, enquanto outros leram ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento (de autores como Freud ou Burroughs).

Depois, todos passaram por testes psicológicos para medir quanto gostavam (e precisavam) de certezas e estabilidade. Tiveram de dizer, por exemplo, se concordam pouco, muito ou nada com afirmações do tipo “eu não gosto de situações incertas” e “eu desgosto de questões que têm várias respostas diferentes”. E, olha só, quem havia lido os romances parecia mais aberto a situações de dúvidas e incertezas.

É que ler romances faz você entrar num outro mundo – e abre sua cabeça.

Aí você conhece e questiona outras realidades, mas sem a necessidade de tomar decisões, de ter certezas sobre questões polêmicas. “O leitor pensa através de outros eventos, sem se preocupar com urgência e permanência, e, então, pensa de jeitos diferentes do que até ele mesmo está acostumado a pensar – e isso produz um efeito que abre sua mente”, conclui.

Super Interessante, por Carol Castro.


Leitores jovens dizem que gostam de ler romances porque entram na magia da história e sentem-se imersos naquele mundo, um outro mundo e um turbilhão de pensamentos vem a sua mente. Muitas vezes o fato de imaginar que aquela situação pode acontecer em sua vida é fascinante, ou o faz pensar mais seriamente sobre o assunto. A parte boa é que você não precisa tomar nenhuma decisão, mas muitas dúvidas e incertezas vão surgir em sua mente, o que de fato é ótimo, porque a partir desses questionamentos a pessoa passa a se conhecer melhor e de antemão, passa a ter uma mente mais aberta e mais flexível. As pessoas que gostam de ler romances se tornam melhores, porque nos livros de romances você acaba lidando com seus próprios sentimentos ao se identificar com os sentimentos dos personagens, e isso é ótimo, pois as pessoas acabam se aceitando mais como são.


Podemos ver através dos conflitos do personagem, como nós resolveríamos aquela questão em especial, se estivesse acontecendo conosco, ou nos perguntamos: "Como o personagem vai resolver aquela questão?" ou "O que eu faria se isso acontecesse comigo?" Romances sempre nos colocam diante de situações humanas, que apesar de serem reportado como ficção, poderiam acontecer conosco na realidade.


Mas, eu gosto de pensar que as pessoas se identificam com os romances porque todos querem amar e ser amado, faz parte de ser humano e faz parte de ver a beleza da vida. O encanto e a magas que nos envolvem os romances, também faz com que nos tornemos pessoas melhores. Um pouco de amor nessa vida cheia de turbulência não faz mal a ninguém.


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
Nenhum tag.
Categorias
Inscreva-se

Alguns sites com dicas para 

escritores e leitores

 

Vida de Escritor, oferece dicas sobre estruturas narrativas e como criar personagens marcantes. 

http://www.vidadeescritor.com.br/

Desejo Adolesente, é o blog da Camila Mabel. Seus posts são incríveis e irreverentes. Você encontra dicas de filmes, resenhas sobre os melhores livros e muito mais.

http://www.desejoadolescente.com/

Livros e Chocolate Quente, é o blog da Andressa Menezes. Um blog feito com todo carinho com agenta literária, eventos, resenhas de livros, lançamentos e tudo que rola no meio literário. 

http://www.livrosechocolatequente.com.br

 

 

 

 

Blog da
Sandra Roncalli

Destaques

Blog da

Sandra Roncalli

Obrigada por se inscrever no Blog

bottom of page